quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Retorno - Aquarela



Depois de um bom tempo, esse trabalho também acabou virando lito. Gosto de ver a diferença do resultado nas duas técnicas. Só acho a lito bem mais impevisível. Fazer uma matriz de cada vez é um pouco complicado quando se faz sobreposição. Na aquarela é mais fácil voltar atrás. Esse papel é o Fabriano, até agora foi o que mais gostei de trabalhar. Tinha uma ótima gramatura e a textura era lisa.

Metamorfose - Aquarela


Foi a partir de Metamorfose que comecei a encarar aquarela como trabalho, não só estudo. Mesmo assim, achei a idéia ótima para se fazer uma lito colorida. Antes dessa aquarela, a idéia já tinha sido usada na minha terceira lito, também Metamorfose, só que em preto e branco.

Terceiro estudo sem título - Aquarela

Nesse estudo, também procurei usar cores complementares. Senti que a mistura melhorou muito. Tem bem mais volume do que os outros. Tentei experimentar o Canson Montval e gostei bastante. A sobreposição não satura rápido e a dá pra trabalhar com mais calma nas áreas, já que o papel não absorve tão depressa.

Segundo estudo sem título - Aquarela



Esse foi o meu segundo estudo. Na minha opinião, ficou bem melhor que o primeiro. Achei que seria interessante trabalhar as cores complementares nele todo. Sinto que funcionou.

Estudo sem título - Aquarela


Esse foi o primeiro dos primeiros estudos. Não foi com intenção de fazer uma lito, mas de tentar entender que tipos de cores combinavam com meu trabalho. Percebi bem que essas cores não davam muito certo... o preto não fica bem. Por mais que quisesse algo sombrio, seria melhor usar outra cor escura do que preto. Ficou muito pesado e mal distribuído. Também foi feito no papel canson... não me agradou.

Lamento (Estudo em aquarela)


Esse foi meu primeiro estudo para litografia. Foi feito no papel canson. Me disseram que quem é bom de verdade faz em qualquer papel, mas não concordo 100% com isso. Acho que o papel ajuda muito, se não fosse assim, não fariam papéis especiais para aquarela. O canson é bom pra fazer uns estudos rápidos, se não fica muito saturado.
Gosto muito desse estudo, ficou bem suave. Modifiquei alguma coisa na lito, dá pra perceber pela finalização. Acho que o estudo nunca fica igual ao trabalho final, por isso comecei a encarar minhas aquarelas como trabalho, não só estudo. Daí surgiu um interesse maior nelas.


(Detalhe)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Títere - Aquarela



Essa aquarela foi feita antes da gravura Títere de prata. Sinto que quando fiz o rascunho desse desenho, meu traço ficou mais livre. Só não senti o mesmo no momento de pintá-lo, pois o papel não ajudou muito. Usei o Hannemuller que absorve muito rápido a tinta. Ao testar, senti que a sobreposição fica um pouco saturada, por isso o trabalho deve ser feito o mais rápido o possível. Espalhar a tinta pelo papel é um pouco difícil, mas valeu a experiência. Esse trabalho foi vendido na Semana da Aquarela, realizada todo semestre pelos alunos de Belas Ates da UFRJ.


(Detalhe)